Empreg(h)abilidade

Como funciona um laboratório de dados? O Magazine Luiza explica

Diretor de dados fala sobre o dia a dia do Luizalabs e dá dicas para quem quer seguir carreira na área

Marco Cavallo

Como funciona um laboratório de dados? O Magazine Luiza explica

compartilhar:

“A gente erra mas o que importa é o quão rápido a gente arruma esse erro”. A frase é de Daniel Cassiano, diretor de dados do Luizalabs, laboratório de tecnologia e inovação do Magazine Luiza, e resume todo o contexto de experimentação que reina nessa área da empresa. Cassiano foi entrevistado pela coluna Digital Strategy e, no vídeo, explica como esta visão funciona na prática e dá dicas aos profissionais que querem seguir carreira nessa área.

Cassiano conta como a importância dos dados vem crescendo dentro das empresas, especialmente com o advento das tecnologias de big data, fazendo essas informações se tornarem verdadeiros ativos estratégicos das companhias. Com isso, o maior desafio do mercado é conseguir fazer uso da tecnologia para utilizar a enorme quantidade de dados disponíveis a favor dos negócios, afinal, “os dados vieram mais rápido do que o preparo para utilizá-los”.

Para Cassiano, os erros trazem muito aprendizado e a flexibilidade para errar já faz parte da cultura do Luizalabs

Segundo Cassiano, os especialistas que trabalham em laboratórios de dados, em geral, têm um forte background acadêmico, com formação específica em exatas, mas essa não é uma regra. Com este crescimento da importância dos dados e da popularidade da profissão de cientista de dados, ele acredita que há uma certa confusão no mercado, que acaba colocando o data scientist como uma espécie de “unicórnio” que é capaz de resolver tudo dentro de um laboratório.

Newsletter

Inscreva-se e receba somente o que importa sobre transformações digitais

Obrigado!

Quer acesso ilimitado a todo conteúdo da IT Trends?

Quero aproveitar meu 1º mês por R$1,97 Cancele quando quiser sem burocracia

No Luizalabs, porém, as responsabilidades foram mais divididas entre diferentes tipos de profissionais. Entenda este cenário e qual o papel de cada profissional dentro de um laboratório de dados no papo de Cassiano com o colunista Marcos Cavallo: