Tendências

Entenda os impactos da evolução da inovação

Empresas que inovam para aumentar a produtividade estão com os dias contados

Marco Cavallo

 

A inovação na Era Digital vai além da mera reinvenção. O conceito oferece novos significados à aplicação criativa de tecnologias, processos ou ideias para um propósito útil dentro das organizações. A inovação está se tornando uma commodity altamente valorizada pelo mercado e seus líderes, sendo vista como a chave para a competitividade e o crescimento econômico. Como resultado, a pressão dentro das organizações para identificar áreas que apresentam a maior oportunidade de inovação e desenvolver modelos para acelerar o ritmo da inovação tem aumentado sensivelmente. O surgimento da Internet e padrões abertos está gerando esses novos modelos, permitindo a integração de empresas e processos de negócios de um ecossistema de parceiros externos.

 

A natureza da inovação evolui em plena sincronia com as tecnologias tradicionais e suas aplicações em todos os setores da indústria. Na era digital, a inovação carrega significados e impactos diferentes, tocando vários aspectos das operações organizacionais e de suas estratégias de desenvolvimento e crescimento. A prevalência de tecnologias e novas organizações digitais transformaram a própria natureza da inovação e dos modelos de negócios que estas tecnologias permitiram serem criados, assim como também é importante ressaltar que um canal importante pelo qual as novas tecnologias digitais podem contribuir para o crescimento das organizações e, consequentemente, sua adoção, é por meio do seu impacto na inovação. Como a transformação digital está ganhando velocidade e parece pronta para mudar substancialmente o cenário organizacional global, ficar à frente da curva está se tornando cada vez mais importante para a sobrevivência dos negócios.

 

Uma das principais características da era digital é que ela é nutrida por um novo tipo de inovação. Além de tornar as ferramentas de pesquisa tradicionais mais poderosas, a tecnologia digital permite tipos de inovações quase sem custos por meio de reformulações de produtos e serviços que requerem pouco ou nenhum esforço de pesquisa e desenvolvimento como, por exemplo, a digitalização de produtos existentes e processos, novos modelos de negócios, incluindo empresas baseadas em plataformas digitais, Blockchains e crowdsourcing. Um dos principais desafios associados à análise dessa nova característica da inovação é a insuficiência de medidas tradicionais para avaliar seus resultados, tais como a criação de patentes, uma vez que há uma tendência divergente entre a atividade de patenteamento e a capacidade percebida das empresas de inovar, com a última aumentando rapidamente em todo o mundo.

 

Existem três áreas principais onde a natureza da inovação foi alterada como resultado do impacto direto da revolução digital: P&D, inovações para produtos e processos e inovações nos modelos de negócio. Além disso, a tecnologia digital teve impacto indireto na forma como o mercado se reestruturou e no seu ambiente competitivo, alterando os incentivos dos incumbentes para inovar, assim como o aumento do tamanho do mercado, redução de barreiras à entrada e a aquisição e alavancagem do conhecimento e das informações referente às preferências dos consumidores. Além de aumentar as pressões competitivas de novas formas de inovação, uma implicação-chave para as empresas na era digital é a sua capacidade de escalar rapidamente, o que está começando a se tornar uma pré-condição para o sucesso da inovação e praticamente todos os setores do mercado.

 


Atividades impactadas diretamente pela mudança da natureza da inovação

Quer continuar lendo?