Empreg(h)abilidade

Falta metodologia de trabalho para os cientistas de dados

Como resolver os problemas dos negócios ainda é uma dúvida para quem atua com Data Science

Marco Cavallo

Falta metodologia de trabalho para os cientistas de dados

compartilhar:

Sabe-se claramente que os profissionais que trabalham nos domínios do Data Science resolvem problemas e respondem a questões relacionadas aos negócios por meio da análise de dados, construindo modelos para prever resultados ou descobrir padrões subjacentes. Tudo isso para obter insights que levem a ações para melhorar os resultados futuros das empresas por meio não só dos cientistas de dados, mas também das equipes de negócios.

 

E as ferramentas e tecnologias que estes profissionais utilizam estão evoluindo rapidamente, aprimorando suas habilidades para atingir suas metas. Mesmo em um crescimento tão rápido, ainda há um problema crônico a ser solucionado que acaba inibindo o sucesso do Data Science em muitas organizações: a compreensão sobre como resolver estes problemas dos negócios.

 

Mesmo com o grande volume de analistas de negócios utilizando Data Science, muitas vezes as soluções encontradas não conseguem resolver adequadamente o problema em questão ou agregar o valor necessário ao produto/serviço. Nestes casos, a lacuna está exatamente na falha em entender e, depois, seguir uma metodologia adequada para chegar a esta solução. Por isso, é importante estabelecer uma metodologia de trabalho que, inicialmente, esteja em linha com as motivações dos negócios e as oportunidades que o Data Science pode prover para as organizações, conforme o diagrama abaixo mostra:

Exclusivo para Assinantes

Clique aqui