Qual o papel do marketing na transformação digital?

“Não tem mais nada que eu consiga fazer sem as plataformas de tecnologia para marketing”, diz Rafael Constantinou, diretor de marketing da Webmotors

Marco Cavallo

07/10/2019

A tecnologia veio para ajudar o profissional de marketing, mas como se preparar para este novo cenário de intensa transformação digital? Quem responde é o principal profissional de marketing da Webmotors, empresa digital com mais de 20 anos  de estrada no mercado de compra e venda de carros e motos online. “Não tem mais nada que eu consiga fazer sem as plataformas de tecnologia para marketing”, avisa Rafael Constantinou, que está na empresa há seis anos e meio.

 

Em entrevista à coluna Digital Strategy, Constantinou conta um pouco da história da “startup velhinha” Webmotors, como ele mesmo diz, e fala sobre o papel do marketing nos processos de transformação digital pelo qual as empresas estão passando. Segundo ele, uma das funções do departamento neste cenário, hoje, é identificar problemas e apontar soluções para as empresas: “é preciso trazer os cenários para a mesa e mostrar o que poderia haver de ganho com investimentos mais focados no digital”, afirma.

Ele avisa, no entanto, não há receita de bolo para um profissional de marketing ter sucesso no ambiente digital, já que as coisas estão mudando muito rapidamente neste segmento e, o que era recomendado há um ano, pode já não valer mais. Mesmo assim, algumas habilidades são essenciais. Entre elas, ele aponta a capacidade de ser extremamente curioso e estar sempre ligado e conectado ao que está acontecendo no mundo todo.

 

Participar de eventos, workshops, palestras e até marcar conversas com pessoas do mercado são algumas dicas de Constantinou. Confira as outros conselhos do profissional no vídeo: