10×10: empregos e habilidades do futuro

Fórum Econômico Mundial divulga relatório Jobs of Tomorrow com divisão por grupos e mostra que oportunidades surgirão e existirão para quem estiver bem qualificado
22/01/2020

Não é de hoje que o Fórum Econômico Mundial demonstra preocupação com a economia digital e, neste ano, além da tecnologia, a instituição reforçou a pauta ligada ao meio ambiente. Tudo caminha junto e traz desafios igualmente complexos. Sejam eles do ponto de vista da transformação, da obsolescência de funções e habilidades, mas também de itens positivos como o surgimento de novos tipos de trabalho.

 

 

No mais recente relatório Jobs of Tomorrow, a instituição trouxe onde divide as oportunidades do futuro em sete grupos profissionais, como saúde, economia verde, pessoas e cultura, entre outros. Neste texto, especificamente, vamos tratar do grupo Dados e Inteligência Artificial, que tem trazido uma série de discussões para o mercado global, passando por questões regulatórias, éticas e chegando ao grande debate sobre o mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito a quantidade e empregos que essas tecnologias matam a quantidade de posições que são geradas pelas mesmas plataformas.

 

 

De maneira geral, o relatório aponta que essas funções emergentes devem gerar, juntas, 6,1 milhões de oportunidades globalmente, um crescimento de 51% já em 2020.

 

 

 

Mas voltando ao grupo de Dados e Inteligência Artificial, o relatório Jobs of Tomorrow lista as seguintes 10 posições que devem ser mais demandadas nos próximos anos. Algumas consideradas oportunidades de grande escala.

 

 

1 – Especialista em Inteligência Artificial

 

2 – Cientista de dados

 

3 – Engenheiro de dados

 

4 – Desenvolvedor de big data

 

5 – Analista de dados

 

6 – Especialista de analytics

 

7 – Consultor de dados

 

8 – Analista de insights

 

9 – Desenvolvedor de business intelligence

 

10 – Consultor de analytics

 

 

Do outro lado, o mesmo relatório aponta as 10 habilidades mais demandadas para esse grupo de funções. Ou seja, para ocupar esse tipo de trabalho, o profissional deverá ter uma ou algumas das habilidades a seguir:

 

1 – Ciência de dados

 

2 – Tecnologias de armazenamento de dados

 

3 – Ferramentas de desenvolvimento

 

4 – Inteligência Artificial

 

5 – Ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC, da sigla em inglês)

 

6 – Consultoria de gestão

 

7 – Desenvolvimento Web

 

8 – Literatura digital

 

9 – Computação científica

 

10 – Rede de computadores

 

O relatório Jobs of Tomorrow leva em consideração diversas fontes de dados, como os próprios estudos e análises conduzidos pelo próprio Fórum Econômico Mundial, mas também bases que estudam comportamento de profissionais e das empresas contratantes como LinkedIn e Coursera. No total, 96 carreiras foram mapeadas em sete grupos profissionais. O relatório completo, em inglês, você pode acessar neste link.