Blockchain e o mundo pós-pandemia: um papo com Don Tapscott

Pesquisador canadense é um dos palestrantes principais do IT Forum@home

Tiago Alcantara

10/06/2020

O mundo já está diferente. Essa é uma constatação que só fica mais clara a cada dia e não diz respeito apenas ao cenário corporativo. Os impactos da pandemia no setor de tecnologia e negócios vão ser abordados em diferentes aspectos na edição do IT Forum de 2020, que vai do dia 11 até o dia 13 de junho. A versão digital do evento terá como tema “O Império da Conveniência: a economia digital acelerou, e agora?”. Uma das visões que serão demonstradas é a de Don Tapscott, pesquisador, escritor e autoridade em blockchain.

 

Reconhecido por suas pesquisas a respeito do impacto da tecnologia na sociedade e nos negócios e autor de “Wikinomics: Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o Seu Negócio” e “Blockchain Revolution”, Tapscott antecipou algumas ideias que estarão em sua keynote no IT Forum@home em entrevista à IT Trends.

 

don tapscott

 

IT Trends – Como o blockchain pode ajudar na construção de um mundo pós-pandemia e quais as áreas em que essa tecnologia seria mais útil?

Don Tapscott – Por anos, tivemos uma internet de informações. Agora, temos uma internet de valor, tudo se tornou um “asset”: dados, informações médicas, músicas, arte, votos. Por conta da pandemia, há muito interesse em blockchain para nos ajudar a lidar melhor com a situação. Imagine se nossas redes de fornecimento tivessem investido em blockchain. Se você tem certeza que a cadeia tem capacidade de produzir papel higiênico suficiente, você não vai comprar três anos desse produto para estocar. Nós precisamos abandonar o dinheiro em papel porque ele é a base de organizações criminosas, tráfico de drogas e sonegação de impostos. E ainda é sujo e espalha o vírus. Então, precisamos de criptomoedas suportadas por governos. Esses são só alguns exemplos relacionados com o cenário atual.

 

 

IT Trends – No seu TED Talk você fala sobre a perspectiva de mundo aberto. Nos artigos mais recentes, a visão é mais pessimista, citando um “feudalismo digital”. Onde estamos errando na abordagem da tecnologia?

Don Tapscott – O problema dos dados já existe há bastante tempo. Nós criamos todos esses dados, mas eles não são nossos. O seu “eu digital” sabe mais de você do que você mesmo. Ele sabe suas compras do ano passado, seus exames, notas em provas, suas localizações. E isso é um problema porque os dados são o novo ativo da era digital. No feudalismo, as pessoas geram valor, mas o dono das terras fica com a maior parte dele. Bom, atualmente, temos esses senhores de feudo digitais expropriando o valor que criamos. Nós precisamos tomar de volta essas informações e gerenciá-las de forma responsável e independente.

 

No feudalismo, as pessoas geram valor, mas o dono das terras fica com a maior parte dele. Bom, atualmente, temos esses senhores de feudo digitais expropriando o valor que criamos. Nós precisamos tomar de volta essas informações

Don Tapscott

 

IT Trends – Ainda nesse tema, você acredita que a pandemia pode impulsionar um mundo mais aberto e transparente? Ou podemos ver uma resposta contrária, com governos e instituições escondendo dados e se isolando?

Don Tapscott – Em última instância, são as pessoas e não a tecnologia quem decide o que acontece a seguir. Mas, a pandemia revelou problemas estruturais profundos nas nossas instituições e sistemas. Revelou fraquezas em nossas lideranças. E aqueles que falharem [na resposta á crise] vão ser substituídos, governos também. Enquanto é uma crise terrível, ela apresenta uma oportunidade de dar um passo atrás e rever conceitos. No caso do blockchain, Vitor Hugo disse ‘não há nada tão poderoso quanto uma ideia cuja oportunidade chegou’. Bom, não há nada mais poderoso do que uma ideia que é uma necessidade absoluta. Precisamos de um novo paradigma de dados, dinheiro, cadeias de suprimentos. Por isso, vejo um interesse renovado no tema.

 

+ Óleo e gás: o que aconteceu com a TI do setor na pandemia

+ Qual a influência da pandemia no cenário de investimentos em TI?

 

IT Trends – Uma das dificuldades que os líderes de TI no Brasil apontam é adaptar as tecnologias de blockchain aos seus negócios. Alguma dica?

Don Tapscott – Sim, mas isso eu vou falar na minha palestra. Vou comentar uma série de indústrias e como blockchain pode afetar cada uma delas. Também vou abordar estratégias para CIOs sobre o que fazer.

 

Saiba mais sobre o IT Forum@home no site oficial do evento.