Empreg(h)abilidade

Crescimento do uso de drones abre novas frentes de trabalho

Número de equipamentos registrados no Brasil aumenta quase 50% em um ano e cria oportunidades

Crescimento do uso de drones abre novas frentes de trabalho

compartilhar:

Você já deve ter percebido que o uso de drones vem crescendo mundialmente. Seja para fins recreativos ou comerciais, em segmentos como agronegócio, construção e de segurança pública, o aumento da utilização desses equipamentos já é visível no mundo todo. Por conta desse novo cenário, de acordo com um relatório feito pela AUVSI (Association for Unmanned Vehicle Systems International), 100 mil novos empregos relacionados aos drones serão criados nos Estados Unidos até 2025.

 

Apesar de não existir uma pesquisa similar no Brasil, especialistas acreditam que haverá aumento de oportunidades disponíveis nesse nicho nos próximos anos. Afinal, segundo o último relatório de registros de drones da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), referente ao mês de agosto, o Brasil tem mais de 75.077 drones registrados, contra 51.402 no mesmo período do ano anterior, o que representa um crescimento de 46,1%. O registro de aeronave não tripulada é necessário para todo drone com peso máximo de decolagem superior a 250 gramas e o cadastramento é feito de forma online  e gratuita.

O número de drones registrados no Brasil cresceu quase 50% em um ano, segundo dados da ANAC

“Por ser uma nova indústria, e que cresce rapidamente, estão sendo descobertas novas maneiras de utilizar o drone em segmentos diferentes. Com a ascensão em diversas áreas, surgiram profissões especializadas no uso dos equipamentos”, explica a especialista Raissa Mendes, gerente de marketing para as regiões da América Latina, Oriente Médio e África da DJI, empresa global especializada em tecnologia de drones civis e imagens aéreas. Segundo ela, grandes empresas estão investindo em frotas de drones e capacitando profissionais para realizar as atividades.

Exclusivo para Assinantes

Clique aqui