Negócios

DevOps na prática dentro das empresas brasileiras

Apenas 10,5% consideram a metodologia efetiva, automatizada e escalável

DevOps na prática dentro das empresas brasileiras

compartilhar:

Em um cenário cada vez mais adverso e com transformações mais velozes e profundas, o desafio para TI é desenvolver, com sucesso, projetos de alta complexidade que impactem diretamente no negócio. Para conseguir fazer essas entregas, é fundamental adotar metodologias disruptivas que facilitem a integração das áreas e ofereçam soluções adequadas aos desafios do futuro. Junto a isso, não adianta só querer inovar, é preciso criar um ambiente favorável à inovação, com menos processos e mais protagonismo e poder de decisão aos colaboradores.

 

Para atingir esses objetivos, muito além de uma metodologia de trabalho como o Agile, DevOps é uma cultura que tem foco na entrega veloz e interativa de software de alta qualidade. Isso é possível unindo duas áreas distintas dentro das empresas: Desenvolvimento de Software (Development) e Operações de Software (Operations). Unir Desenvolvimento e Operações em uma mesma equipe significa quebrar o mindset tradicional, deixar o ego de lado, impulsionar a colaboração em prol de um objetivo único: o sucesso do projeto.

 

Em resumo, DevOps é uma filosofia organizacional cada vez mais popular que aumenta a colaboração entre a equipe de desenvolvimento e de operações, com novos recursos de software incrementados a cada poucos dias ou semanas, em vez de desencadeadas como enormes atualizações. Isso torna o desenvolvimento mais ágil e reduz o conflito interno.

 

Esta é uma solução que pode proporcionar mais dinamismo às empresas que possuem um ambiente mais engessado e burocrático, aumentando a eficiência e diminuindo os riscos. Um dos motivos é que as empresas podem facilitar a transmissão de conhecimento e experiências entre as áreas, implementar novas versões de softwares de forma ágil e contínua e ainda oferecer feedback frequente às equipes sobre o status do projeto.

 

Ao encurtar a distância entre as equipes, a prática proporciona a otimização da produção e diminui o tempo de entrega dos produtos ou serviços. Uma startup, normalmente, é o ambiente ideal para se implantar o DevOps, isso porque a burocracia existente em grandes empresas pode representar um entrave, especialmente em organizações de TI que estão maduras, e muito hierarquizadas.

 

Apesar de oferecer muitas vantagens para o setor de TI e o negócio como um todo, será que as organizações já estão colocando essa teoria em prática? Qual o nível de adoção de DevOps no Brasil? A pesquisa “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, de 2018, indica que a maioria das companhias já implementou o DevOps, mesmo que não seja totalmente automatizado e escalável. Isso indica que as empresas estão se adaptando a essa maneira integrada de se trabalhar.

Quer continuar lendo?