Aprenda habilidade para garantir seu trabalho dos sonhos!

Empreendedorismo

Dicas de empreendedorismo e carreira com a Geração Z

Os primeiros nativos digitais não têm medo de se arriscar e inovar. Entenda o que você pode aprender com eles para impulsionar sua carreira

Dicas de empreendedorismo e carreira com a Geração Z

compartilhar:

Carolina Pereira

Já sabemos que há uma necessidade constante de acompanhar e se adaptar às mudanças tecnológicas que transformam o dia a dia e o ambiente de trabalho de todos. Mas o fato é que a geração que nunca viveu em um mundo sem internet, celulares ou computadores possui muito mais facilidade de adaptação em meio a tantas transformações. Além disso, a chamada Geração Z, que engloba os nascidos entre 1996 e 2010, também é considerada a geração do empreendedorismo.

 

Geração Z é a primeira a ser nativa digital e também se caracteriza por seu raciocínio rápido e por não ter medo de se arriscar e inovar, características que são de grande importância para quem quer empreender. Para entender quais são as lições de carreira que as demais gerações podem aprender com estes jovens, o IT Trends conversou com Thiago Raydan, que já esteve por trás de mais de 40 cursos em temas relacionados a empreendedorismo, gestão, criatividade e inovação. Atualmente ele se dedica a levar a disciplina “Empreendedorismo Criativo” ao máximo possível de escolas do Brasil como matéria obrigatória por meio da Mind Makers. Confira as dicas do especialista para aprender com a Geração Z:

 

Por que a geração de nativos digitais tem mais facilidade para empreender?

 

Thiago Raydan: A geração Z é influenciada diretamente pela tecnologia porque já nasceu em um universo 100% dominado pela internet. A internet tem uma característica que é de ampliar as possibilidades e as informações para tudo e há abundância de recursos para tudo. E criatividade e empreendedorismo têm muito a ver com conseguir perceber possibilidades, consumir repertório, consumir informação e saber organizar informações e dados sobre a realidade a seu favor. Então, literalmente, eles são crianças que cresceram produzindo conteúdo.

Não só estão em um mundo em que podem consumir qualquer tipo de conteúdo, como também são produtoras de conteúdo. O Facebook pergunta para elas: “o que você está pensando?”, e elas informam isso para centenas de pessoas diariamente. Comunicação, sintetização de informação e produção de conteúdo são habilidades que ajudam muito as pessoas na hora de empreender.

 

Exclusivo para Assinantes

Clique aqui