Empreg(h)abilidade

Entenda se sua profissão pode desaparecer até 2026

30 milhões de empregos serão substituídos por robôs. Saiba se o seu está na lista e prepare-se para este novo cenário

Entenda se sua profissão pode desaparecer até 2026

compartilhar:

Carolina Pereira

O avanço da tecnologia e transformação digital tem feito muitos profissionais questionarem se sua profissão podem ser substituída por máquinas nos próximos anos. Para tentar nortear a carreira desses trabalhadores, o LAMFO – Laboratório de Aprendizado de Máquina Aplicado a Finanças e Organizações – que faz parte da Universidade de Brasília (UNB), produziu uma pesquisa para responder qual é a probabilidade de automação das ocupações no Brasil até o ano de 2026. O material levou em conta a opinião especializada de 69 acadêmicos e profissionais atuantes em aprendizado de máquinas e os resultados, que abordam uma lista de mais de 2,6 mil profissões, estão disponíveis para consulta aqui na IT Trends.

Os números apontam que 30 milhões de empregos podem desaparecer em 7 anos. Além disso, essas profissões com maior risco de automação apresentam uma tendência de crescimento ao longo do tempo, o que poderá resultar em um elevado nível de desemprego nos próximos anos caso, os profissionais não se preparem para essa nova realidade. Para entender este cenário e como as pessoas podem se preparar para o futuro do trabalho, a IT Trends conversou com Pedro Albuquerque, coordenador do LAMFO.

Confira aqui qual a chance de a sua profissão desaparecer até 2026

No vídeo, o pesquisador faz um alerta para que as pessoas saiam de suas zonas de conforto e procurem por funções que não sejam  massantes e repetitivas, onde estão as maiores probabilidades de sumiço. A dica é que os profissionais foquem em atividades que envolvam habilidades humanas como capacidade de improviso e resolução de problemas, por exemplo. Ele, que diz não acreditar no que chama de “robocalipse”, afirma que prevê uma transformação gradativa da economia nos próximos anos que levará as pessoas que possuem uma profissão com alta probabilidade de automação a buscarem outras ocupações e profissões. Confira a entrevista e prepare-se:

Quem tem uma profissão com alta probabilidade de automação precisa sair da zona de conforto e pensar em ocupações que envolvam habilidades humanas como capacidade de resolução de problemas