Aprenda habilidade para garantir seu trabalho dos sonhos!

Empreg(h)abilidade

Conheça 5 tendências sobre o futuro do trabalho e prepare-se

Quer se manter relevante no mercado daqui para a frente? Siga essas dicas de especialistas

Conheça 5 tendências sobre o futuro do trabalho e prepare-se

compartilhar:

São muitas as dicas que o IT Trends já deu até hoje para te ajudar a acompanhar o impacto da tecnologia no mercado de trabalho. Para te ajudar, compilamos as cinco recomendações mais quentes dos especialistas para você se manter relevante em um mundo em transformação. Acompanhe todos os conselhos e se prepare agora para o futuro:

 

1 – Você precisará ter mais de uma carreira

 

A tendência do profissional multicarreira tem sido impulsionada pela evolução do mercado de trabalho e a transformação digital. Hoje, os modelos tradicionais de trabalho com horário fixo, por exemplo, estão começando a se tornar mais flexíveis, favorecendo a atuação do profissional em mais de uma área. Além disso, é mais conveniente que se tenha uma segunda carreira como carta na manga, dadas as atuais incertezas sobre o futuro do trabalho e a eliminação de diversas funções por conta da automação.

O exemplo dado do especialista Paulo Exel, diretor da consultoria de recrutamento Yoctoo, é simples: quando os caixas eletrônicos entraram dentro das agências bancárias, houve diminuição no número de atendentes nos bancos. Imagine se você fosse um desses caixas e tivesse uma outra carreira também em andamento, não seria muito mais fácil passar por essa transição? Agora imagine que as próximas mudanças serão ainda mais bruscas e rápidas, e você precisará estar preparado. Por isso, o futuro do trabalho não será guiado pela escolha de uma carreira, mas de várias delas. Saiba mais sobre essa tendência aqui.

 

2- Você precisará aprender e desaprender constantemente

 

A capacidade constante de aprender e, principalmente, a habilidade de desaprender facilmente aquilo que acredita ser correto, mas que já mudou, será essencial para o profissional do futuro. Com a velocidade das transformações mais acelerada do que nunca, por conta da tecnologia, esse processo de aprendizado e desaprendizado será cada vez mais importante e constante na vida de todos os profissionais.

Exclusivo para Assinantes

Clique aqui