Fluência digital: aprenda a falar essa nova “língua”

Primeiro capítulo da série produzida pelo IT Trends ajuda a entender a importância desse conceito para a carreira (Parte I e II na matéria completa)
20/02/2019

Que a fluência em ao menos um idioma estrangeiro é essencial para ser bem-sucedido profissionalmente, todo mundo sabe. Mas você já sabe o que significa fluência digital e porque ela é cada vez mais importante para sua carreira? Para explicar esse conceito e sua importância no cenário atual, além de apontar caminhos para melhorar suas habilidades nessa área, o IT Trends criou a série Fluência Digital, e convidou Ricardo Barbosa, da IBM, para o primeiro capítulo. O executivo, que é vice-presidente de estratégia digital para América Latina, acredita que entender de tecnologias não basta, o importante é saber materializar a tecnologia em valor ao cliente.

 

Para ele, o digital tem o poder de aproximar as empresas de seus consumidores e facilitar o engajamento desses clientes, mas materializar essa transformação é o grande desafio ou, em suas palavras, “uma jornada enorme”. Confira o primeiro vídeo da série e prepare-se para iniciar essa trajetória rumo à fluência, mas lembre-se que o caminho é longo e não é para qualquer um: como diz Barbosa, “transformar é vocacional”. Confira:

 

No segundo vídeo da série, Barbosa mostra que não existe transformação digital sem transformação cultural. E, para que isso aconteça, é essencial o envolvimento do alto escalão das companhia, principalmente do CEO, além de manter o olhar centrado na necessidade do cliente. Quando tudo estiver ajustado, o resultado é refletido na satisfação do consumidor e do público interno. Saiba como passar por essa transformação: