Gestor de redes sociais é a profissão mais em alta no Brasil, diz LinkedIn

Relatório de Profissões Emergentes 2020 faz, pela primeira vez, recorte das profissões no País. Onze das 15 são em TI e Internet
10/01/2020

O LinkedIn divulgou o estudo “Profissões Emergentes 2020”, um levantamento das 15 profissões que mais se encontram em alta no momento no Brasil. Das 15 profissões, 11 delas estão relacionadas à tecnologia da informação e internet. Essa é a primeira vez que o LinkedIn divulga um mapeamento das profissões emergentes com o recorte brasileiro. O relatório está disponível pelo link.

 

O cargo de Gestor de redes sociais ocupa o primeiro lugar do ranking, seguido por Engenheiro de Cibersegurança e Representante de Vendas. Para a realização do estudo, a rede social analisou informações do seu próprio banco de dados de usuários durante os últimos cinco anos e identificou quais profissões estão experienciando grande investimento de empresas, crescimento e aumento na quantidade de vagas.

 

Para além das profissões relacionadas à tecnologia, profissionais do mercado financeiro como Investidor Day Trader e Consultor de Investimentos também estão em alta. Há ainda, segundo o LinkedIn, uma demanda crescente por Motoristas.

 

“Ao pensar a carreira no médio e no longo prazo – seja para permanecer em uma posição ou mudar – devemos mapear os riscos para assumir as responsabilidades do caminho que vamos seguir. Neste processo, a análise das informações disponíveis se torna essencial para tomar a decisão certa… Esperamos que essa lista seja um norte para as pessoas que estejam nessa transição ou ainda, no início da carreira”, escreve Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina no relatório.

 

Confira a lista das 15 profissões emergentes em 2020, segundo o LinkedIn

1. Gestor de Mídias Sociais

2. Engenheiro de Cibersegurança

3. Representante de Vendas

4. Especialista em Sucesso do Cliente

5. Cientista de Dados

6. Engenheiro de Dados

7. Especialista em Inteligência Artificial

8. Desenvolvedor em JavaScript

9. Investidor Day Trader

10. Motorista

11. Consultor de Investimentos

12. Assistente de Mídias Sociais

13. Desenvolvedor de Plataforma Salesforce

14. Recrutador Especialista em Tecnologia da Informação

15. Coach de metodologia Agile