Carreira

Entenda como aumentar a sua empregabilidade

Hoje, ter habilidade digital e saber trabalhar por projeto são os principais pontos, diz especialista

Tempo de leitura: 5 minutos

Com cerca de 13 milhões de trabalhadores desempregados no país, a preocupação com a capacidade de conseguir um emprego é constante, mesmo para aqueles que estão com suas carteiras assinadas. Essa competência é chamada pelos especialistas de empregabilidade, ou seja, as condições de cada profissional de fazer sua recolocação no mercado de trabalho. Para manter este índice em alta, desenvolver habilidades digitais e saber trabalhar por projeto são duas qualidades imprescindíveis, segundo a empresa de recrutamento e seleção Robert Half.

 

O especialista Caio Arnaes, gerente sênior da empresa, explica que a digitalização das atividades no trabalho é um caminho sem volta, com cada vez mais atividade ligadas a automatização e robotização, diminuindo atividades repetitivas. Por conta disso, o profissional mais flexível, interessado nas mudanças e ávido por conhecimento sobre essas constantes mudanças, terá maior empregabilidade.

 

Mas como manter suas habilidades digitais sempre atualizadas? Segundo o especialista, o caminho é procurar por cursos, sejam dentro ou fora da empresa, mas isso não basta. É essencial que o profissional se envolva em projetos de inovação dentro da companhia como, por exemplo, a implementação de um novo sistema ou processo em determinada área. “Ao fazer parte do projeto, o profissional mostra postura de empreendedor e dá alguns passos à frente no desenvolvimento”, explica.

 

Quer ler mais? Teste grátis:

Este e outros conteúdos exclusivos preparados por especialistas vão te ajudar a transitar neste mundo em transformação.