Empreg(h)abilidade

Nômade de carreira: por que este profissional está em alta

Pesquisa da Korn Ferry mostra que mudanças rápidas na tecnologia e ciclos de negócios mais curtos favorecem os que alternam de trabalho em ritmo mais rápido

Nômade de carreira: por que este profissional está em alta

compartilhar:

As relações de trabalho entre pessoas e empresas estão mudando e, agora, o profissional que muda de emprego com frequência começa a ser mais valorizado no mercado. Um estudo realizado pela consultoria Korn Ferry aponta que os chamados nômades de carreira, ou seja, indivíduos que alternam trabalhos, organizações e até profissões a um ritmo mais rápido do que outros, que são altamente curiosos, buscam alavancar suas habilidades e são mais apaixonados sobre o propósito organizacional do que os outros.

 

A consultoria avaliou 162 organizações e 683 indivíduos sobre suas atitudes e preferências quanto à chamada nomadicidade na carreira. A conclusão é que certas características pessoais contribuem para o comportamento nômade, como curiosidade intelectual, habilidades de influência e abertura a diferenças. Pessoas altamente os curiosas, por exemplo, têm, em média, 2,2 vezes mais chances de serem nômades.

 

Áreas como TI, marketing, tecnologia digital, tecnologias emergentes, novos mercados e negócios são os que podem se beneficiar da experiência mais diversificada que os nômades da carreira trazem. Isso porque estes profissionais têm experiências mais diversas e são mais adaptáveis ​​a diferentes situações.

 

Segundo a Korn Ferry, fatores como as atuais mudanças rápidas trazidas pela tecnologia e ciclos de negócios mais curtos têm favorecido o aparecimento desse perfil de profissional. A consultoria também aponta que recentemente os trabalhadores passaram a ficar mais preocupados se seus empregadores se importam com eles, o que significa que eles se tornaram menos leais ao seu local de trabalho.

Com todas essas questões, a força de trabalho de hoje tem mais opções e mais motivos do que nunca para ter diferentes experiências e satisfazer sua curiosidade e necessidade de desafio. Além disso, os nômades da carreira são considerados pela Korn Ferry como o grupo mais preparado para enfrentar o novo e adaptar-se rapidamente para atender às novas necessidades de negócios do futuro do trabalho.

 

Vale lembrar que é possível que 80% dos empregos que estarão disponíveis em 10 anos ainda nem existam hoje, o que irá demandar muita adaptabilidade dos profissionais. Algo que os nômades de carreira têm de sobra. 

Newsletter

Inscreva-se e receba somente o que importa sobre transformações digitais

Obrigado!

Quer acesso ilimitado a todo conteúdo da IT Trends?

Quero aproveitar meu 1º mês por R$1,97 Cancele quando quiser sem burocracia