Empreg(h)abilidade

Novas tecnologias invadem os RHs e transformam o recrutamento de profissionais

HR Techs oferecem soluções que mudam a forma como as empresas contratam

Novas tecnologias invadem os RHs e transformam o recrutamento de profissionais

compartilhar:

Danylo Martins

As startups estão invadindo a área de recursos humanos (RH). O avanço fica nítido pelas cifras desse mercado: o investimento global em empresas novatas do setor saltou 75% entre 2017 e 2018. Desde 2009, US$ 16 bilhões foram aportados em 2.918 HR Techs – como são chamadas as startups de RH –, conforme levantamento da CB Insights, empresa americana de pesquisa.

 

Tamanho potencial começou a ser visto nos últimos anos no Brasil. Claro que ainda os números não são bilionários, mas há uma quantidade crescente de empreendedores dispostos a oferecer soluções tecnológicas e novas plataformas para melhorar processos e atividades antes burocráticas no RH.

 

No ano passado, a aceleradora Liga Ventures, em parceria com o Ibmec, mapeou 122 HR Techs, espalhadas por todo o país, com maior concentração em São Paulo. Um estudo feito recentemente pela empresa de inovação ACE, ao qual o IT Trends teve acesso, garimpou 166 startups que facilitam a jornada do departamento de RH, incluindo recrutamento e seleção, people analytics (análise de perfil de pessoas), engajamento e treinamento de colaboradores.

 

A potiguar Cammila Yochabell, formada em petróleo e gás, encontrou na área de gestão de pessoas uma oportunidade de empreender. Em 2016, enquanto estudava inglês na Nova Zelândia, participou de um processo seletivo, mas não conseguiu avançar justamente por causa da distância. Na ocasião, sua ideia de gravar um vídeo-currículo não foi aceita pela empresa recrutadora e ela perdeu a chance. Mas teve o estalo: por que não criar uma plataforma de vídeo-currículo? Daí nasceu a Jobecam.

Tecnologia para soluções de seleção, people analytics, engajamento, treinamento e até vídeo-currículo estão mudando a forma com que as empresas contratam

Exclusivo para Assinantes

Clique aqui