O que você precisa saber antes de escolher a carreira

Para determinar ou mudar a área a seguir, saiba como as oportunidades estão mudando
18/06/2019

Para quem vai fazer um curso superior ou dar um rumo novo para a carreira, escolher a direção a seguir pode ser uma decisão difícil. As opções são inúmeras e, além da aptidão, é preciso levar em conta o mercado de trabalho. Afinal, com o desemprego atingindo atualmente cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil, ninguém quer correr o risco de investir anos de estudo em uma área que não irá garantir uma colocação no mercado, certo?

 

O último levantamento do Semesp (entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil) sobre empregabilidade, referente ao terceiro trimestre de 2018, mostra um saldo positivo para os empregados com ensino superior, voltando ao mesmo patamar de antes da crise econômica de 2015, com 7,16 milhões de empregados. A notícia é boa, porém quais são as oportunidades que ainda estão sendo perdidas pelos profissionais por conta do desequilíbrio entre as vagas ofertadas e a formação dos brasileiros com curso superior? Além disso, como ficará isso no futuro, com novas tecnologias eliminando funções e criando outras? O IT Trends foi buscar os dados que podem trazer algumas pistas.

Atualmente, a lista das áreas que possuem o maior número de cursos disponíveis no país é encabeçada pelas áreas de administração de empresas, direito e educação, que ocupam as cinco primeiras colocações conforme mostram os dados do Censo da Educação Superior de 2017, o último realizado no país (confira no gráfico). Não há um órgão que concentre todas as vagas disponibilizadas no país, mas se compararmos o ranking dos cursos disponíveis com o ranking de vagas disponibilizadas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego), do governo federal, é possível ver que as áreas com mais vagas também são consideradas tradicionais, mesmo com a surpresa das vagas de nutrição atingindo o segundo lugar.