Carreira

Por que as soft skills importam mais agora?

Pesquisas mostram que as empresas perceberam como essas habilidades impactam nos negócios

Tempo de leitura: 12 minutos

O processo de transformação digital que estamos vivendo tem ajudado as empresas na automatização de inúmeras funções, fazendo com que os profissionais com perfil operacional deixem de ser demandados como antes. Hoje, robôs podem executar muitas tarefas de rotina historicamente feitas pelos humanos, de forma muito mais eficientemente. Com isso, as características exclusivamente humanas, as chamadas soft skills, que não podem ser imitadas pelas máquinas, vem crescendo em importância nas avaliações dos recrutadores, de acordo com pesquisas recentes analisadas pelo IT Trends.

 

O principal exemplo é relatório de Tendências Globais de Talentos 2019, do LinkedIn, que mostrou que 92% dos profissionais de recursos humanos e gerentes de contratação dizem que as habilidades sociais são tão importantes – ou mais – do que as hard skills. Um outro relatório, desenvolvido globalmente pela Udemy, mostra que, no Brasil, as soft skills aparecem como terceiro item na lista das 10 habilidades que os profissionais mais estão procurando aprimorar atualmente. Um pouco antes disso o relatório de Tendências Globais sobre Capital Humano, de 2016, da Deloitte, já apontava que os executivos agora consideram essas habilidades importantes para promover a retenção de funcionários, melhorar a liderança e construir uma cultura significativa. De fato, 92% dos entrevistados da Deloitte classificaram as habilidades sociais como uma prioridade crítica.

 

Até mesmo muito antes das novas tecnologias invadirem o mercado de trabalho, essa tendência de crescimento da importância das soft skills já havia sido identificada por pesquisadores da Universidade de Harvard. Um estudo conduzido ainda em 1918 (A Study os Engeneering Education) apontou que 85% do sucesso no trabalho, já naquela época, vinha de soft skills, e apenas 15% era proveniente de habilidades técnicas. Só agora, no entanto, não há dúvidas de que as empresas estão mais atentas a isso na hora de selecionar ou até promover talentos.

Quer ler mais? Teste grátis:

Este e outros conteúdos exclusivos preparados por especialistas vão te ajudar a transitar neste mundo em transformação.