Prepare-se: 2020 será o ano da adaptabilidade, segundo a Forrester

Fatores que incluem o ativismo do consumidor e incerteza sociopolítica irão impactar nas estratégias das empresas e nos profissionais
12/11/2019

Segundo a consultoria Forrester, 2020 será o ano que chamará a atenção dos profissionais para a adaptabilidade: a capacidade de entender e antecipar a dinâmica do mercado (e explorar rapidamente as oportunidades, grandes e pequenas). Fatores que incluem o ativismo do consumidor baseado em valores elevados; automação, Inteligência Artificial (IA) e robótica e os temores devido à incerteza sociopolítica farão de 2020 um ano estridente, forçando os profissionais a adotarem a adaptabilidade.

 

 

Neste cenário, no próximo ano a Forrester prevê que os consumidores procurarão um significado mais profundo e as empresas prestarão muita atenção à autenticidade, tanto nos valores que optam por expressar quanto em como os expressam, e tudo isso influenciará o dia a dia de vários profissionais. Os CMOs, por exemplo, terão que estar mais próximos do que nunca do valor do cliente.

Em 2020, os consumidores procurarão um significado mais profundo e as empresas prestarão muita atenção à autenticidade

Os CIOs também precisarão se concentrar nas pessoas e, segundo a Forrester, se tornarão um consultor e parceiro de confiança para a experiência dos funcionários e das equipes de RH. Eles ajudarão na mudança da dinâmica da força de trabalho, incluindo a adaptação ao trabalho com novas tecnologias emergentes ou a interação com robôs.

 

 

Ainda segundo o Forrester, outro aspecto que estará em alto em 2020 é o gasto das empresas com dados, já que as companhias avançadas dobrarão seu orçamento de estratégia de dados. Em 2020, os incidentes de ransomware também crescerão à medida que os invasores descobrirem que manter os dados como reféns é um caminho rápido para monetização. O relatório completo da Forrester (em inglês) pode ser acessado aqui.

 

Receba somente o que importa sobre transformações digitais