Empreg(h)abilidade

Seu emprego vai desaparecer?

Separamos cinco profissões com altíssimo risco de sumir no curto prazo pelo acelerado processo de automação com robôs e inteligência artificial

Seu emprego vai desaparecer?

compartilhar:

Vitor Cavalcanti

Dia sim, dia não você deve se deparar com algo nas mais diversas plataformas que fale sobre transformação digital, futuro, inteligência artificial. Para alguns, isso é realidade e não tem discussão, mas, para uma maioria, esse tipo de solução parece algo distante. Ledo engano. Talvez, até por uma questão de execução de trabalhos mais simples, esse pacote de tecnologias emergentes tende a afetar muito uma maioria, e de forma avassaladora, caso essas pessoas não estejam atentas aos movimentos do mercado de trabalho e preparadas para assumir outro tipo de atividade.

Veja aqui se seu emprego pode desaparecer até 2026

Aqui no IT Trends nossa missão é ajudar a todos que entenderam que tecnologia causará uma revolução e sabem que é preciso entender mais sobre os mais diversos temas para se manter relevante; seja como profissional ou como empreendedor. Em meio a esse turbilhão de coisas que estão acontecendo, a única certeza que se tem é que não haverá emprego da forma como se conhece atualmente para todos, assim, aprender e desenvolver novas habilidades é essencial para você surfar nessa onda que se forma. Neste texto, separamos cinco profissões que estão com risco de automação bastante elevado para os próximos 10 anos.

 

Mas atenção: isso não significa que você corre risco de ficar sem trabalho em 10 anos, o que estamos dizendo é que nesse intervalo de tempo esses cargos desaparecerão e as substituições de pessoas por robôs e sistemas de inteligência artificial ocorrerá em levas, de acordo com os investimentos de cada empresa. É bom ressaltar ainda que, no caso de operadores de telemarketing, esse tempo de automação pode ser até mais curto, visto que, em países como Japão, centrais já começaram a rodar pilotos substituindo equipes inteiras por plataformas com inteligência cognitiva. Caso você não se enquadre nessa lista, não se preocupe: iremos falar de diversas outras profissões, além, claro, de sugerir caminhos para se manter relevante profissionalmente e ganhar dinheiro na economia digital. Mas se você não se enquadra, mas conhece alguém que esteja em um desses postos, compartilhe. Essa pessoa precisa ser alertada o quanto antes.

Exclusivo para Assinantes

Clique aqui