4 passos para conseguir a tão sonhada promoção

Subir de cargo foi a meta mais procrastinada pelos brasileiros em 2019. Entenda como planejar sua carreira para conseguir atingir este objetivo no próximo ano

Carolina Pereira

17/12/2019

Em 2019, os profissionais já empregados ficaram focados em se manter nos trabalhos em que estavam, ao invés de procurar por uma nova vaga no mercado. Este movimento fez aumentar a expectativa com relação a uma possível promoção, e o resultado não foi tão animador. Ao final do ano, mais de 70% acabaram desistindo de subir de cargo, segundo constatou um levantamento feito em novembro.

 

A conclusão é do Mapa da Procrastinação do Brasileiro, elaborado pela 7waves com base nas metas de mais de 50 mil usuários da plataforma. A tão esperada promoção acabou figurando como a meta mais procrastinada de 2019 no Brasil, apontada por 78% das pessoas. Quase que empatado, guardar dinheiro vem em segundo lugar, com 77%; seguido de aprender inglês (72%). Ou seja: os três primeiros colocados da lista são relacionados, direta ou indiretamente, aos planos profissionais.

Em 2019, os profissionais empregados ficaram focados em se manter nos trabalhos em que estavam. Este movimento fez aumentar a expectativa com relação a uma possível promoção

Para 2020, a tendência é que as pessoas mantenham a meta de conseguir uma promoção e, para isso, busquem qualificação profissional, seja por meio de cursos complementares ou  um novo idioma, por exemplo. A avaliação é de Rodolfo Ribeiro, CEO do 7waves e responsável pelo estudo. 

 

Para ele, enquanto no ano passado as empresas estavam focadas em questões como eficiência operacional e corte de custos, em 2020 o cenário pode ser diferente. E é preciso que os profissionais estejam preparados para aproveitar as oportunidades. Para que essa preparação realmente aconteça, os profissionais precisam se tornar responsáveis por suas próprias carreiras, deixando de colocá-la nas mãos dos seus empregadores, algo que ainda é muito comum.

“É preciso ter consciência de que a carreira é uma responsabilidade do profissional,  e não ficar apenas esperando uma coisa que nunca vem”, alerta Ribeiro.  para quem tem o objetivo de garantir uma promoção em 2020, ele aconselha que comece o planejamento desde já, “do jeito que for, seja no papel ou no aplicativo”, diz. “O aplicativo é uma ferramenta que ajuda muito, mas se a pessoa não tem essa consciência, não adianta nada”, avalia.

 

Para  o planejamento de carreira para 2020, o especialista dá algumas dicas:

 

1.Saber exatamente onde quer chegar na carreira

Muitas vezes, as pessoas reclamas que as empresas não lhes dão um plano de carreira. No entanto, é responsabilidade do profissional saber exatamente onde ele quer chegar. Para a companhia, fica difícil ajudar quando o próprio colaborador não tem clareza daquilo que quer alcançar.

 

2.Quebrar o objetivo final em pequenas conquistas

Ter a consciência de que haverá um processo para atingir a sua meta é o primeiro passo. Não é de um dia pro outro que alguém vira diretor de uma empresa, por exemplo. Aqui, o segredo é aplicar o conceito de metodologias ágeis na própria carreira. Esse passo a passo é essencial, até para se manter motivado com cada conquista e evitar a frustração.

 

3.Mapear o que ainda precisa desenvolver

Domínio do inglês, por exemplo, ainda continua sendo uma barreira para o atingimento das metas profissionais dos brasileiros. Essa e outras habilidades necessárias para atingir o objetivo final precisam estar mapeadas. A partir daí, veja o que é preciso para adquirir estes conhecimentos e correr atrás.

 

4.Se necessário, pedir ajuda da empresa

Depois de ter mapeado seus objetivos e tudo o que precisa para atingi-los, fica mais fácil usar a empresa para pedir uma ajuda, seja para a liderança ou o RH. Ao perceber que há clareza nas metas, o empregador tende a ficar bem mais confiante e dificilmente nega o auxílio.