Empreg(h)abilidade

Você está pronto para trabalhar lado a lado com robôs?

Uma nova geração de máquinas promete ser protagonista de uma das grandes transformações do mundo do trabalho nas próximas décadas

Você está pronto para trabalhar lado a lado com robôs?

compartilhar:

Sergio Teixeira Jr., de Nova York

Robôs trabalham ao lado de humanos há muitos anos, em fábricas do mundo inteiro – mas sempre dentro de jaulas. Os grandes robôs industriais são máquinas precisas e eficientes, mas também potencialmente letais. Não estamos falando de cenários de filmes de ficção científica em que os robôs se rebelam contra seus criadores, muito menos de criaturas biônicas como o Terminator, da série de filmes “Exterminador do Futuro”, muito pelo contrário. O perigo oferecido por esses robôs é justamente a falta de inteligência. Em 2015, um funcionário de uma fábrica da Volkswagen em Baunatal estava trabalhando dentro do espaço restrito para as máquinas, foi confundido com uma peça de carro e esmagado contra uma chapa de ferro. O homem foi levado ao hospital, onde acabou morrendo.

 

Mas existe uma nova geração de robôs, mais gentis e “conscientes” do ambiente à sua volta, que se libertou das jaulas e agora trabalha lado a lado dos seres humanos. Graças a avanços formidáveis nos sensores e a sistemas de inteligência artificial que residem na nuvem, essas máquinas já percorrem corredores de supermercados, perambulam por armazéns e até mesmo por algumas calçadas, fazendo entregas. A convivência pacífica – e segura – entre criador e criatura deve ser uma das grandes transformações do mundo do trabalho nas próximas décadas.

Exclusivo para Assinantes

Clique aqui