Mercado

Vai abrir uma startup? Saiba criar políticas de governança

Especialista ensina os primeiros passos para criar as boas práticas necessárias

Você já tem ou pensa em ter a sua própria startup? Ou trabalha para uma organização em início de atividade? Então é hora de pensar em estabelecer processos de governança corporativa desde o começo da operação. Para te ajudar na criação dessas boas práticas, a série Governança 4.0 convidou o especialista do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Marcelo Hofmann, que ensina quais são os primeiros passos para estabelecer essas políticas e porque elas devem ser pensadas na fase pré-operacional.

 

Neste cenário, o comprometimento e engajamento dos sócios do negócio é primordial. “Se este alinhamento não estiver muito bem feito no momento zero, eventualmente haverá um problema de governança corporativa”, alerta Hoffmann. Antecipar aquilo que está por vir é uma das principais dicas do especialista, entenda nos vídeos como isso pode ser feito sem que isso atrapalhe o andamento dos negócios:

 

 

 

É um empreendedor de primeira jornada? No segundo vídeo, Hofmann explica que para estes empresários o “sofrimento” pode ser maior, e nesse caso deve-se evitar que a implementação da governança corporativa se torne um processo de choque e ruptura. Siga as orientações do especialista no vídeo e saiba como implementar essas práticas da melhor forma: